Tuesday, February 9, 2010

"Putaria", a palavra que define Fortaleza








"Putaria é como bunda.. se não for grande não vale a pena", diz o Leo.. amigo do meu Ro, que felizmente consegui visitar num fim de semana, entre semanas de trabalho, no final do inicial Janeiro..
Sem lugar a grandes descrições, porque esta viagem foi mais que um sonho tornado realidade.
Adorei viver o teu mundo envolvida nele, adorei conhecer a tua mãe e mais algumas das pessoas que te aquecem o coração e que só conhecia de nome, de ser conduzida pelo teu carinho na tua cidade... adorei tudo..
Sabes bem como isso teve um significado enorme.. estar a ser eu a entrar de mansinho, a dares cara à que foi a minha primeira viagem no minha casinha agora, o Brasil=)


**Um obrigada à "fabulosa família de amigos" que me recebeu em Fortaleza, para me ajudar a viver a Terra do Sol; O Dragão do Mar e o chopp de vinho o Bexiga; as praias do Futuro e de Iracema; o Acarajé, o Açai, a agua de côco e o queijinho coalho na praia; a picanha e as comprinhas no mercado da Beira Mar.. Obrigada ao alegre LEO, à irrestivelmente meiga CLAUDINHA, ao sempre disponível e simpático surfista FERNANDO Nandinho e ao meu "amor sem sexo", o RO, o mano que me recebeu de braços enormemente abertos na sua terra mãe;)**














Nas raizes..


Brasil é feito de raizes e pequeno furacaozinho como tento ser tenho andado à procura de pequenas raizes que espreitem por ai.. Devo confessar que nos EUA foi mais fácil.. mas se formos realistas tb percebemos que lá eu estava de férias.. ups..
Aqui trabalho abunda e ainda bem, mas desta forma tb ha menos tempos para proporcionar encontros fantásticos.. há menos tempo, mas há na mesma possibilidade de que estes encontros aconteçam.. E fi isto que aconteceu no 1º dia em que vim de raízes às costas=)) Como já disse todos os dias em São Paulo tinha chovido e estava dterminada a comprar um guarda-chuva, já tinha visto alguns.. Mas era sempre naquelas ruas cheias de gente e com pessoas meias chatas=( Mas ao descer a Rua Fidalga , naquele belo dia do inicio de Fevereiro, vi uns guarda-chuvas bem bonitos numa mercearia bem patusca que ali há... Sempre que ali passava a merceria pedia a minha atenção mas naquele dia foi bem mais engraçado! Como qualquer brasileiro, o Sr. Militão veio perguntar-me que chapéu queria, e dizia sempe que o meias bonito era o que eu tinha na mão (que ia variando cada 3 segundos..) O senhor muito tranquilo percebia tudo o que eu dizia=) e acabei por comprar o chapéu! Entretanto precisava de sal e ele la me vendeu meio pacote.. Nisto de conversas e risos, falamos do facto de ser portuguesa, o que não era de todo uma surpresa para o Sr. Militão. Ele vivia na Vila ( a minha Vila Madalena) desde há muito tempo.. Diz que na altura eram poucos os brasileiros que aqui habitavam e que era uma vilinha cheia de portugas (por isso ele entendia perfeitamente o que dizia).. Estava lá outro senhor e ficams um bocadinho na conversa, até que fui adoptada com o convite " E a menina, bebe um aperitivo? Prefere doce ou Amargo? Se prefere doce prove aqui... é uma mistura de cachaça e suma de uvas..."

Thursday, February 4, 2010

Living Samba...Feeling Brazil;)







Estava bem na hora de um post né? Já lá vai um mês de nova vida aqui em São Paulo, mas puxa foi tanta a adaptação necessária que acho que só agora é que está tudo encaminhadinho.. Mas ainda com muito para descobrir está claro!!
A primeira aventura foi descobrir que o Brasil do Sol e do calor, onde nós tinhamos acabado de chegar parecia ter mais chuva que sol para nos oferecer!Os três primeiros fim de semanas que apanhamos, cheios de chuva e chuva e chuva... Afinal em Sao Paulo chove à 40 dias .. e eu estou cá há 30, lol.
Mas a previsão modifica-se.. hoje teve imenso sol e, "adaptada" que tento estar já fui para a minha piscina apanhar o sol, felizmente fortissimo, até começar a chuva tropical.. E amanhã a previsao é que nao vai haver chuva!!!! =))

Bom por falar em piscina vou falar da minha casinha=) Alguma vez ponderei que fosse dificil arranjar um quarto tão legal? Só agora me dou conta que na maior parte das experiências que fui tendo por aí e por acolá, sempre tive grande ajuda na busca de alojamento! Aqui em São Paulo, a média dos quartos eram mais de 400 euros, e alguns ou não tinham cozinha, ou não deixavam visitas estar lá em casa, ou não podiamos lavar a roupa mais que uma vez por semana durante três horas... Essas eram as más casas... Felizmente encontrei um cantinho abençoado! Mas chegar aqui recorreu muita técnica de autopromoção (nuna fui a uma entrevista sem mesmo a sério, mas deve ser mais fácil que a minha "aceitação neste lar"). Foram duas entrevistas, mais muitas tentativas de telefonemas que me levaram à minha casinha na Cunha Gago, com a Daniela, Daniel, Michelle e Zoe! E claro o nosso lindo Fred=) O cachorrinho mágico!



Depois te ter uma casinha foi tempo de descobrir que os tuguinhas moravam todos bem perto uns dos outros.. fiquei um pouquinho melancólica,mas o 2meia três (que ficará para a história) foi o ponto final dessa melancolisse de menina!! Foram fim de semanas já bem divertidos e nómadas, cheios de risos e sorrisos que partilhei com os adoráveis, João (o Biscoito), David, Pedro. Demais!!


No trabalho a surpresa também foi óptima! Primeiro porque mesmo antes de chegar ao Brasil, já me estava a sentir em casa com um tal de Dr. Marcos Tonelli. Com este nome até metia medo, mas acabei por encontrar aqui um grande amigo. Impecável é pouco, para todo o carinho que envolveu aminha recepção na casa do Marcos, no quarto do misterioso Caué=) Um dia dou-te um obrigado em tom de Chopp! O Marcos mostrou-me dos lugares com mais classe que possivelmente frequentarei em Sampa, fez com me apaixonasse pelo Temaki gostoso da Temakeria de Oscar Freire.. apresentou-me na empresa, abriu-me a porta de casa e ... enfim... Obrigada gigante Marcos!!! Espero um dia puder receber-te com o mesmo carinho em Portugal!




Depois, com o tempo o contacto com todo o mundo foi legal!! Os dotados de mais conhecimento são espectaculares, sempre com uma preocupação ou orientação espiritual para dar... Os mais da paródia, tb.. e o chopp no dia da coxinha, foi fantástico! A Drª julia, o Marlos, A Gabi, e o Marcossssss... a equipa do sorriso=) Foi o primeiro Chop!!!! ah?? Demais!